sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sentimentos


O que dizer sobre amizade? Bom, não sei explicar o que realmente significa, é algo tão grandioso e mágico. Um sentimento que invade o coração de alegrias.. Ter alguém com quem se possa contar, sem necessariamente que seja um namorado, mas um companheiro tanto para as horas boas quanto os momentos de tristeza. Alguém em quem pensar quando se está de mal com a vida, uma pessoa que te entende no mais profundo de seu eu. Alguém que com a vida e a força da amizade aprendeu a decifrar os códigos, para os homens indecifráveis, dos olhos. Olhos que brilham ao ver bem a pessoa que ama. Porque amor existe em várias espécies, amor de família, amor – homem mulher, amor de irmãos, amor entre amigos.
“Quem tem amigos, tem tudo”, diz o ditado popular, eu digo, quem tem amigos, tem um tesouro. Amizade é olhar para o outro e querer sempre bem, é ajudar, é puxar a orelha quando preciso e trazer pra realidade quando os sonhos falam mais alto.. enfim.. Amigos são assim
Não importa a distancia, porque amigos mesmos não ligam pra isso. Tenho amigos loucos e bobos, adultos e crianças, com qualidades e defeitos diferentes que me suportam sempre. Amizade não é feita só de alegrias, mais de brigas, tristezas e como dói isso.
Dói porque conforme os laços de amizade e a profundidade dos sentimentos vão se formando a gente começa amar, como disse meu gênio Vinicius “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!”, e enlouqueceria sim de perder todos meus amigos, porque amores meu caro passa (e como passa), mais os amigos ficam.
Amizade é contar sempre que possível, ouvir quando preciso, é amar incondicionalmente, é respeitar e se intrometer quando achar necessário, e viajar e se enfiar numa cidade minúscula só pra aproveitar um fim de semana com um amigo, é fazer os melhores programas de índio, é tocar aquela musica que pra vocês “é a MUSICA”, e sentir saudade e ligar, e saber que mesmo brigados você ainda defende a pessoa com unhas e dentes, e ter um amor tão inexplicável que só você sente.
Enfim, amigos são aqueles que não precisam estar do nosso lado todos os dias pra saber que podemos sempre contas com eles, é saber o que pensa sem antes falar do assunto... É sentar ao lado sem dizer nada, é um abraço “sem motivo”, um sorriso acolhedor...

Assim dizia Vinícius de Moraes ....
Soneto do amigo
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...


Juliana Castro e Mariana Rodrigues

Um comentário:

  1. A vocês duas tão demais!
    Amizade é simplesmente isso, SENTIMENTO!
    sentimento intenso, forte e duradouro.
    Parabéns pelo blog de voces.
    Beijao

    ResponderExcluir