segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Momentos


Há momentos na vida que não se espera nada, momentos em que deixamos as situações falem por si, em que queremos aproveitar ao máximo e sugar o que de melhor há em nós e nos outros. É quando não se permite esperar por algo e decide viver intensa e loucamente, deixando de lado as convenções: “Menina estudiosa e responsável”, para ser a menina aventureira e atrapalhada.
A menina – mulher, meiga, compreensiva, amiga, companheira, sonhadora abre espaço para a Mulher guerreira, de fibra, apaixonada, decidida, que luta por seus objetivos e busca alcançá-los. Somos assim, uma mescla de sentimentos, menina, mulher, apaixonada, louca, decidida, medrosa, sentimentos que confundem, mas que juntos nos elevam a um patamar maior, aquele com que sonhamos, respeito e reconhecimento.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carnaval...



Carnaval... Festa, folia, sol, Verão, curtição, animação, corpos dourados, sarados e claro, muita música, muito samba, é essa a definição de Carnaval...
Carnaval festa do frevo, do samba, do axé, das cores das etnias, tudo se mistura e acaba na avenida.
É com essa mistura que se faz alegria, com essa mistura que nasce o brasileiro cheio de vigor e energia.
Mistura de raças e credos, de emoção e alegria. Quero beijos abraços e amores, quero bebidas, sorrisos e alegrias, quero folia na rua e no meu quarto, quero o Carnaval...
Quero festa todo dia, beber, rir, amar, me divertir até raiar o sol ... E se depender meu caro não tenho hora pra voltar ...
Ao final terei vivido me esbaldado em meio a tantos ritmos e cores... A tantas plumas e paetês, tantos confetes e serpentinas, aos batuques que vem dos corações, vão sentido todas as sensações e sorrindo pra vida que é mágica e que se renova a cada dia em meio às festas e emoções ... Vou me esquecer daquilo que trazia, e viver dia a dia as fantasias e ilusões do carnaval.
Quero amar tudo sem pressa sem limites e sem obrigações, sentir na pele e viver de maneira intensa e loucamente, fazer o que der na cabeça e sentir uma loca, boba, loba mulher.
Jú e Má

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sentimentos


O que dizer sobre amizade? Bom, não sei explicar o que realmente significa, é algo tão grandioso e mágico. Um sentimento que invade o coração de alegrias.. Ter alguém com quem se possa contar, sem necessariamente que seja um namorado, mas um companheiro tanto para as horas boas quanto os momentos de tristeza. Alguém em quem pensar quando se está de mal com a vida, uma pessoa que te entende no mais profundo de seu eu. Alguém que com a vida e a força da amizade aprendeu a decifrar os códigos, para os homens indecifráveis, dos olhos. Olhos que brilham ao ver bem a pessoa que ama. Porque amor existe em várias espécies, amor de família, amor – homem mulher, amor de irmãos, amor entre amigos.
“Quem tem amigos, tem tudo”, diz o ditado popular, eu digo, quem tem amigos, tem um tesouro. Amizade é olhar para o outro e querer sempre bem, é ajudar, é puxar a orelha quando preciso e trazer pra realidade quando os sonhos falam mais alto.. enfim.. Amigos são assim
Não importa a distancia, porque amigos mesmos não ligam pra isso. Tenho amigos loucos e bobos, adultos e crianças, com qualidades e defeitos diferentes que me suportam sempre. Amizade não é feita só de alegrias, mais de brigas, tristezas e como dói isso.
Dói porque conforme os laços de amizade e a profundidade dos sentimentos vão se formando a gente começa amar, como disse meu gênio Vinicius “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!”, e enlouqueceria sim de perder todos meus amigos, porque amores meu caro passa (e como passa), mais os amigos ficam.
Amizade é contar sempre que possível, ouvir quando preciso, é amar incondicionalmente, é respeitar e se intrometer quando achar necessário, e viajar e se enfiar numa cidade minúscula só pra aproveitar um fim de semana com um amigo, é fazer os melhores programas de índio, é tocar aquela musica que pra vocês “é a MUSICA”, e sentir saudade e ligar, e saber que mesmo brigados você ainda defende a pessoa com unhas e dentes, e ter um amor tão inexplicável que só você sente.
Enfim, amigos são aqueles que não precisam estar do nosso lado todos os dias pra saber que podemos sempre contas com eles, é saber o que pensa sem antes falar do assunto... É sentar ao lado sem dizer nada, é um abraço “sem motivo”, um sorriso acolhedor...

Assim dizia Vinícius de Moraes ....
Soneto do amigo
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...


Juliana Castro e Mariana Rodrigues

A VIDA NÃO CHEGA

Dois lírios sobre a mesa
Uma janela aberta sobre o mar
Trago em mim uma certeza
De quem espera o teu voltar

Um cheirinho a café
Fotografias caídas pelo chão
E no ar uma canção
Traz-me uma recordação

Tenho tanto por dizer
Tanto por te contar
Que a vida não chega
Tenho o céu e tenho o mar
E tanto para te dar
Que a vida não chega

Tenho um poema escrito
Guardado num lugar perto do mar
Tenho o olhar no infinito
E suspiro devagar

O tempo aqui parou
Desde que te foste embora
Só a saudade ficou
Já não aguento tanta demora

Tenho tanto por dizer
Tanto por te contar
Que a vida não chega
Tenho o céu e tenho o mar
E sei que vou te amar
Para a eternidade…


Letra e musica de: Viviane
 

Eu e o tempo...

Dizem que o tempo é o senhor da razão, que só ele pode curar uma mágoa, abrir novos caminhos. O tempo não pára e nós com ele não paramos nem por um segundo, seguimos acelerados, entramos no carro a 100 km/h e seguimos rumo a felicidade, ao horizonte, ao sucesso. É assim que acontece, é assim que vem acontecenco através dos séculos. Seguimos sem olhar pra tras, sem pensar no que passou, a não ser, claro, nas boas lembranças que ficaram. O tempo passa, e com ele anos de serenida, tranquilidade e desespero. Com ele aprendemos, crescemos, conhcemos pessoas, amdurecemos. Foi bem essa experiência que vivi nos últimos 4 anos. Anos de aprendizado, angústias, amizades, felicidades e porque não, pressões.
Chegamos ao fim de um ciclo, uma etapa muito bonita da vida, a faculdade, tempinho bom esse que entrou pra história. Pessoas vão, pessoas vem, umas deixam marcas eternas, outras vão ser frequentemente lembradas.. e outras ficaram na memória. Talvez não nos encontremos mais, mas rastros permabecerão.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sou Assim...


Seja quem  for pode chegar, mais só fica quem tiver a ousadia de continuar, tenho meus limites, e me contrario sempre, às vezes santa, às vezes um pouco da vida, sempre fogo e quase nunca água, sou assim ...
Um misto de emoções e sentimentos que me invadem. Hora pensativa, hora distraída, às vezes elétrica e dispersa com a vida, outras certinha e meticulosa.
Sou assim... um alguém que vive intensamente, ou que busca a intensidade em tudo que acontece e torna momentos ruins em instantes inesquecíveis. É essa a graça da vida, fazer viver e “viver sem ter a vergonha de ser feliz”, assim já dizia o poeta.
Sou assim... vivo buscando o que quero, faço o que tenho vontade, busco não me arrepender do que fiz, mas sim das coisas que por medo do fracasso deixei de lado. Sou assim...
Não reclame da minha postura, não me faça ser um tipo de coisa que eu não sou, me aceite assim. Vou entrar na sua vida sem pedir licença, bagunçar a sua cabeça, te deixar maluco, e sair dali sem q você perceba. Sou explosões de sentimentos, sou extremidades da vida.
Se quiser aprenda a aceitar as pessoas como são, me quer? Pois bem, é assim que levo e penso a vida. Quer me amar, ficar a meu lado? Me aceite, me respeite, me entenda, sou assim...
Sou assim metade céu, metade inferno, um pouco pesadelo um pouco sonho. Bem vindos a extremidades do meu EU.

Juliana Castro

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Há Momentos



"Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre"

Clarice Lispector

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A tal Saudade...

É como se um pedaço da gente faltasse, é uma falta, um desejo, mas é mais que uma vontade, é mais que um suspiro, uma lembrança, um destino, uma criança, um abrigo... É como se a gente tivesse se perdido e em um minuto a gente se encontrasse. É uma saudade!
Uma saudade que vem em um fim de tarde e te isola do mundo, e você passa então a remoer todo aquele momento, é um filme que guardou apenas os melhores momentos, e uma palavra da música que ficou, e um beijo que marcou seu gosto, uma fuga sem sentido, mas que fez toda a diferença. Um retrato, uma fotografia que guardou a eternidade é um domingo qualquer, ou numa madrugada aí, que se cria a tal saudade.

Como explicar? Que sentimento é esse que traz alegria e tristezas, sorrisos de criança, sonhos de adolescente que ficaram pra trás, outros tantos que se realizaram ou ainda aqueles que jamais se tornaram realidade? Sentimento forte. Palavra sem tradução, singular, e ainda sim de significados infinitos para quem o sente. Palavra, sentimento inexistente nos demais países. Sentimento que se sente e não se explica, se vive e não rejeita. Sentimento simples e popular. Quem nunca chorou ao se lembrar de um amigo, de um acontecimento importante, até mesmo de brigas e dores, que atire a primeira pedra.
Quem criou isso devia sentir falta de muita gente, de outros tempos, de outros amores, que sentimento inexplicável que nem Vinicius e Chico juntos conseguiram traduzir numa canção. Arde, queima, esfria e volta, e surge ali uma pequena cicatriz, no meio de mil coisas, tão insignificante, mais tão poderosa, que chega atormentar. Um falta de alguém, de algo. Um adeus é um oi, um fazer amor, é um beijo, são bocas, peles, arrepios, sorrisos e amigos. É se pegar ali no meio de mil pessoas e sentir que falta uma, é estar na maior festa do mundo e parar exatamente quando toca a sua música.
Nem os grandes nomes da música, compositores, poetas, nenhum deles conseguiu definir ao certo. Todos tentaram descrever; dor, alegria, tristeza, amor, ódio, sensações e sentimentos que se misturam e simplesmente atribuímos o nome saudade. Mas, como, quando, quem, como, onde, porque saudade? Por mais que tentemos não teremos explicações, conseguiremos sim descobrir mais e mais sentimentos e palavras que somadas formam a tal saudade. Chegamos à conclusão de que não adianta dizer “não sinto saudades, não sei o que é”, quando todos nós sabendo ou não o que é, sente, seja pela coisa mais banal, o que também é relativo, pois para um pode assim ser e para outro não.
Sem traduções é assim que descrevo saudade, porque ela não se explica, não se define e nem se limita, apenas meu caro, se Sente.
Escrito por Jú e Má (http://infinitoparticularmari.blogspot.com) 

O tempo...

O tempo passa e com ele momentos de extrema felicidade e até de decepções, tropeços que levamos ao longo do caminho. Mas não pense que esses obstáculos são impecílios para buscar o que se quer, pelo contrário, são esses que dão o gostinho de vitória e são com eles que aprendemos. Como erros e acertos crescemos, amadurecemos e nos tornamos pessoas melhores ou piores, (isso depende da interpretação e ação de cada um).

Como tudo na vida passamos constantemente por fases, ora estamos bem, cinco minutos depois algo nos incomoda, mas é assim mesmo. Logo, precebemos que algo está diferente, que já não agimos e pensamos como antes, afinal a crinça cresceu e hoje surge com novas ideias, novo visual, novo humor, determinada e confiante. Assim ganhamos mais um aprendizado, e continuaresmos por muitos anos...sempre crescendo por entre as engrenagens do tempo, aprendendo, errando e acertando, vivendo a vida de forma intensa, verdadeira e aos extremos.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011






Procuro em meio aos meus sonhos quem realmente sou, busco em palavras tentar me definir ou ao menos definir o que quero, o que penso. Busco insensantemente lutar contra tudo, inclusive comigo mesma na tentativa de fugir das loucuras do mendo e daquelas que rodeiam.

Caminho e caminho e ao longe vejo que há o que alcançar, há uma recompensa, mas ao longe também vejo que meus pés já não suportam a caminhada e que um dia há de acabar.

Meus sonhos são meu mundo, me levam para onde quero, fecho os olhos e em instantes lá estou... Diante de tamanha beleza esqueço os problemas e percebo que nada nem ninguém pode ou tem a força de me enfraquecer. As barreiras que tive de ultrapassar me fazem forte e sábia o bastante para saber que existem pessoas boas e outas não tão boas assim, me ensinam a distinguir o que devo não fazer, como devo agir. Mas tenho a certeza que ao meu lado ninguém fica triste, pois carrego comigo a graça de ser feliz e amada.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011


 Observe a natureza, contemple a beleza que nos é oferecida. Viva assim, como na paisagem, intensamente! Quando o sol se põe, junto dele sonhos dormem e são reabastecidos para nascer mais forte no dia seguinte, enquanto os sonhos da noite surgem para brilhar...

Aprendizado...

Aprendi com você que devemos pensar em nós, que devemos nos amar e que os momentos por mais simples que sejam são especiais, inesquecíveis. Aprendi que nem tudo na vida são rosas, que príncipes montados em cavalos não existem, que contos de fadas são só fantasias de nossas mentes insanas e sedentas de emoção e prazer.

Aprendi que em algum momento, não se sabe se hoje, amanhã, enfim, sem sata e hora marcada é que as coisas acontecem, sejam elas boas, ou não tão boas assim . Aprendi também que o tempo não pára, que o relógio continua a trabalhar mesmo quando nós, mortais, descansamos, e que enquanto dormimos o mundo vive, gira e traz as pessoas para perto, outras levam para bem longe.

Aprendi que quando não esperamos nada da vida, tudo acontece, que quando estamos descrentes de tudo, tudo realmente acontece para nos acordar, aprendi que a vida passa por nós como um sopro divino e que um dia acaba. Aprendi a olhar a vida, para as pessoas e as situações, circunstâncias e momentos com outros olhos. Olhos de quem tem sede e fome de ser feliz, de ter ao lado pessoas amadas, olhos de quem um dia aprenderá tudo o que tem a ser absorvido.

Um dia andaremos juntas por lugares e momentos jamais vistos, mesmo que não estivermos fisicamente presentes, estaremos de coração e alma desfrutando de tudo que a fortaleza que é nossa amizade duradoura, uma relação de cumplicidade e carinho nos proporciona.

A distância, os chocoalhões que levamos da vida, fizeram de nós pessoas renovadas, pessoas firmes e objetivas, pessoas maduras que lutam por seus objetivos, mas que nunca esquecem da raiz de tudo.
Aprendi que o calor humano não só aquece, mas dá vida a seres inanimados, aprendi que posso brincar com as palavras e assim, fazer com que transmitam um sentimento, um acontecimento, uma notícia; aprendi que a Vida é feita de tropeços, de obstáculos, de altos e baixos e que com perseverança, amor e alto conhecimento nos reergueremos à cada instante.

"Aprendi que saudade não tem tradução", mas que esse sentimento só existe àqueles que amam, que conhecem o amor, ou pelo menos uma de suas mil faces. Aprendi que a cada nova fase da vida vivemos em mundos diferentes, que a cada nova emoção nossos olhos reluzem e o coração.... ahhh o coração... pula do peito querendo anunciar algo novo. Que a cada momesnto vivido, a cada palavra, a cada sorriso, a cada gesto nasce uma nova pessoa dentro de nós, pessoa que errou, que erra, que sempre cometerá erros, mas que sempre aprenderá com estes e que os mesmos jamais serão cometidos.

Assim é a vida, falhamos, erramos, tropeçamos, mas sempre nos levantamos sacudimos a poeira que ficou e recomeçamos, com a certeza de que tudo lhe foi útil; escolhas erradas, relacionamentos fúteis, palavras inúteis, que nos marcam e fazem de nós indivíduos melhores a cada minuto.

04/02/2009

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

É estranho como banalizamos as coisas que vemos... Um dia desses as palavras eram pensadas antes de serem ditas, mais que isso, eram sentidas. Fala-se muito em carinho, amor.. Mas, quem realmente conhece esses sentimentos?
É pouco provável que 50% das pessoas sabem, sentem ou já, alguma vez, tenham sentido o verdadeiro significado dessa palavra que causa arrepios.

Usamos de palavras bonitas, mas não sinceras para conquistar, ganhar confiança, quando na verdade não se sente, não quer ou sabe o que é. Palavras são como uma arma. Nos armanos e com elas nos defendemos, atacamos. O poder da palavra é enigmático, assim como os sentimentos...

Uma Vida aos Extremos

Uma vida inspirada nos extremos, sentida aos tropeços. Vida que por um breve momento não parece ter importância, mas outo... Ah, por outro um o perfume, um beijo, um sussurro faz todo sentido e faz renascer aquilo que aos poucos se deixou ferir, abater sem medidas, sem pensar nas consequências.
Viver sem tentar, sem amar, sem sentir e sorrir é caminhar a beira de um abismo. Não se vive sem os verbos do mundo, são eles que nos suprem e mantém acesa a chama habitada em nós.


Parece clichê, mas, temos em nossas mãos e mente o poder da felicidade, o poder de viver intensamente os extremos de nossa vida.  Quando tristes o medo e a angústia nos faz chorar, sem que percebamos entramos em desespero e em segundos nos transformamos em um trapo, mas, depois de um tempo percebemos que nada é em vão e que é preciso quebrar a cabeça antes de ligar todos os pontos e colar os cacos. Renascer faz parte do crescimento. Logo, então a felicidade toma conta de um coraçãozinho deixado de lado e percebemos que o fundo do poço não é assim tão fundo e escuro, pois sempre ao longe, uma luz brilha em nossa direção, uma mão amiga é extendida e te segura, te afaga com carinho. Aos poucos a luz toma conta do seu corpo, o sorriso e a mão amiga te ajudam a caminhar e a felicidade... ah a felicidade enche a vida de paz e serenidade, transforma o escuro em claro, o medo em tranquilidade, o sujo em limpo.


A felicidade estamapada no rosto então atrai olhares e cometários, ser feliz nos torna radiantes, uma estrela com luz própria... e assim vivemos, um dia após o outro, ultrapassando os obstáculos, subindo e descendo nos altos e baixos da vida, mas sem nunca perder o rebolado, sem deixar de ser que você é, sem deixar morrer a essência viva em nós. E assim os extremos nos tornam melhores e maiores quando a sabedoria e a força de vontade nos conduzem a o caminho bem sucedido é alcançado.