sexta-feira, 12 de julho de 2013

“Um sonho no coração de Deus”

“Ide e fazei discípulos”, mensagem que ainda hoje é viva e sugestiva para a Jornada Mundial da Juventude, um sonho entregue à juventude do mundo pelas mãos do, hoje, Beato João Paulo II, querido entre os jovens.

“Um sonho no coração de Deus”, tudo começou com um encontro promovido pelo então Papa João Paulo II em 1984, logo depois denominada Jornada Mundial da Juventude a partir de 1985 é talvez o maior encontro de jovens católicos, promovido por João Paulo II, hoje beato e um dos patronos da jornada. Depois de Madri, na Espanhaem 2011, o evento desta vez é no Brasil, um belo presente a todos os brasileiros, principalmente aos jovens, a quem o pontífice tanto confiava, aliás, pessoas do mundo todo que em julho formarão uma multidão no Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa será palco para verdadeiros milagres.

Para que tudo aconteça é preciso muito preparo, afinal, não se trata de apenas uma reunião de pessoas, mas encontro de milhares, são fiéis de todas as partes do mundo. Trata-se de uma grande reunião com protagonistas. A JMJ tem como objetivo principal revelar ao mundo a mensagem de Cristo e mostrar uma fé viva.
Todos os anos as dioceses promovem a JMJ e a cada dois ou três anos é hora de encontrar-se com o Papa. Em Madri, 190 países marcaram presença diante dos ícones, com inúmeras graças á todos ali presentes, ao todo 2 milhões de pessoas, para este ano, a estimativa e duas vezes maior, são esperados 4 milhões de fiéis. Esta será a XXVIII JMJ que leva o tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), sugestivo quando se trata de um evento de grandes proporções com pessoas que podem sim levar a Palavra do Senhor ao próximo. Segundo Padre Marcelo Luís de Souza, de Ribeirão Preto trata-se da grande exortação missionária que Cristo deixou para toda a Igreja e que permanece atual, dois mil anos depois.  “Agora, este mandato deve ressoar fortemente em vosso coração. O Santo Padre o Papa nos lembra da preparação para o encontro do Rio coincide com o Ano da Fé no início do qual o Sínodo dos Bispos dedicou os seus trabalhos à “nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.Para o sacerdote, este é o motivo que  convida os jovens, para que estejam envolvidos neste impulso missionário da Igreja: “ fazer conhecer Cristo é o dom mais precioso que podeis fazer aos outros.....por isso o tema...ide pois e fazei discípulos meus...”

Preparativos
Em fevereiro, Dom Orani abençoou o terreno em Copacabana, onde milhares de pessoas ficarão diante do novo Papa. O lugar que recebeu o nome Campus Fidei será palco para graças e milagres. Segundo o Blog da Jornada Mundial da Juventude o campus terá três acessos, serão construídos a partir da área do palco lotes para 30 e 50 mil pessoas cada um.“Nos lotes haverá banheiros, bebedouros, postos médicos, telão, som, alimentação, tendas de adoração, tenda de venda de produtos. Também haverá duas ilhas dependendo do tamanho do lote, para evitar que as pessoas tenham que se deslocar muito para chegar aos serviços”, explica Jomar Júnior, Diretor de Produção da JMJ
Cerca de 800 pessoas estarão envolvidas nas obras que vão durar cinco meses. São 59 ilhas de serviço distribuídas por 37 lotes. Os peregrinos que se inscreveram receberão os kits de alimentação nos acessos ao Campus Fidei.A Secretaria Municipal de Transporte, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e todas as concessionárias de transportes também estão tomando providências para atender o elevado número de fiéis circulando pela cidade. Está sendo traçado o planejamento de mobilidade até o local do evento. Os dois terrenos juntos correspondem a mais que o dobro da área de “Quatro Ventos”, em Madri, onde foi a última Jornada, em 2011. A caminhada de peregrinação será entre seis e 13 quilômetros até o Campus Fidei.

Símbolos
Para que a Jornada tivesse ainda mais força diante dos jovens, seu criador, Santo Padre, entregou a juventude do mundo dois símbolos muito importantes, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Conheça um pouco mais.

A Cruz
Conhecida por vários nomes, a Cruz da JMJ, a Cruz Peregrina ou ainda a Cruz dos Jovens, pois foi entregue por João Paulo II aos jovens para que levassem para todo o mundo, a todos os lugares a todo o tempo.
Com 3,8 metros a cruz de madeira foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). Os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma receberam o presente em nome de toda a juventude.  As palavras do Papa naquela ocasião permanecem vivas: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Hoje o que a humanidade vê é que os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, e assim presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O Ícone de Nossa Senhora
Um segundo símbolo de fé logo veio, em 2003, pelas mãos do Papa João Paulo IIpara ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz: o ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. Essas são as palavras do Pontífice: “Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

Juliana Castro
Revista Missionária Providência Santíssima Edição Fevereiro 2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário