quarta-feira, 19 de junho de 2013

Após anos de comodismo Brasil se movimenta e reivindica melhorias








Milhares de manifestantes invadem as ruas das capitais do País e protestam sem medo e as demais cidades se organizam e usam as redes sociais para reunir mais adeptos ao movimento

Mesmice, acomodação e muitos outros adjetivos simplificam os brasileiros durante anos, mas tudo tem limite e em determinado momento algo teria que acontecer, afinal, somos um País com um passado histórico. Após anos acompanhando sem reação, o dia 17 de junho de 2013 com certeza será lembrado como o dia em que os brasileiros resolveram se mexer, uma novidade que empolga a quem pela primeira vez passa por algo assim, com proporções nacionais, como também daqueles que viveram algo parecido décadas atrás, hoje com a ajuda da tecnologia, a internet tem sido uma grande aliada para reunir um número expressivo de adeptos ao movimento que invade as ruas de todo País.

Como nas Diretas Já e também no movimento dos Caras-Pintadas, estudantes, cultos, bem informados, trabalhadores de várias classes sociais se rebelaram contra o aumento da tarifa de ônibus, que foi apenas o estopim para o estouro de uma manifestação histórica. Com o valor do transporte público vem inúmeros outros protestos, a PEC 37, o super faturamento da Copa do Mundo, além de saúde e educação de qualidade.

O aumento do custo de vida no Brasil é visto a olho nu, impostos abusivos, aliás, são os mais caros do mundo pagos pelos brasileiros, inclusive por 13 milhões de analfabetos, segundo o relatório de 2012 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD, organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Não há como viver de aparências, precisamos mudar muitas outras coisas neste país, uma revolução social, pública e civil e mais, uma revisão da Constituição, que já tem 25 anos. De 1988 até aqui muita coisa mudou, Brasil já não é o mesmo, passou por mudanças em diversos setores e as leis continuam as mesmas. Por isso, é hora sim de soltar a voz e protestar, se movimentar e buscar melhorias a todos e principalmente para nossos filhos e netos, para que tenham orgulho de dizer, “Sou brasileiro”.

Aos 26 anos de idade, o empresário Gustavo Carneiro, afirma que o país necessita de contenções de gastos para assim poder administrar melhor o dinheiro dos impostos e enfim, dar melhores condições não só na saúde e educação, mas também na segurança, infraestrutura, ou seja, maior qualidade de vida aos milhões de trabalhadores, cidadãos que merecem e necessitam de dignidade. Segundo ele, os estádios de futebol, reformados para a Copa são autossustentáveis, geram renda com a venda de ingressos, pagos pelos torcedores. Milhões são gastos por mês com os presídios, aproximadamente R$ 2 mil por mês, por cada preso.  De acordo com Carneiro, uma das maneiras de solucionar seria colocá-los para trabalhar e conquistar o próprio sustento e não que esse valor seja retirado dos impostos pagos. “Isso daria a eles uma profissão, geraria renda para o presídio se alto - sustentar e dependendo da renda gerada, eles poderiam ter um salário lá dentro, pequeno, que só poderiam usar depois de libertos, sairiam de lá com dignidade, muitos presidiários recuperados e não piores”

Lutemos com objetivos palpáveis procurando pelos direitos de cada um. Cantemos o Hino Nacional e digamos com emoção, alto e em bom tom “Verás que um filho teu não foge a luta”. É isso aí, não fugimos da batalha, pelo contrário, damos a cara a tapa e enfrentamos o governo sem medo de represarias .


Juliana Castro
19/06/2013


Um comentário:

  1. Só digo uma coisa "jogaram mentos na geração coca-cola" ... #Vemprarua

    ResponderExcluir