quarta-feira, 20 de junho de 2012

Surpreenda-se



São raras as coisas que me surpreendem, que me fascinam que enchem meus olhos fazendo-os reluzentes. A vida me fez assim! Fez-me deixar de sonhar, deixar os mais lindos sonhos adormecerem em mim.
Com os caminhos já percorridos entendi que momentos bons e ruins, decepções e erros existem e estão freqüentemente à nossa volta, dentro de nós. Compreendi que é preciso errar sim, que todos erram mesmo com a intenção de acertar. Assim percebo que necessitamos arriscar, aliás, a vida é feita de riscos e sensações que optamos por vivê-las ou não. Minha opção foi feita! Decidi enfrentar os riscos oferecidos e meus medos.
Assim vivo de maneira intensa cada momento, cada situação dessa roleta russa com seus altos e baixos. Faço de mim um alguém mais firme com suas vontades, mais tolerante comigo mesma. O frio na barriga e o medo, misturados com prazer e a ânsia de descobrir o que há por traz do desconhecido faz-me lutar pelos objetivos e metas um dia quase sanados por completo por tropeços da vida.
Hoje dou minha cara à tapa, enfrento dragões, leões, enfim o que tiver de enfrentar para ser feliz, para que amanhã, semana que vem ou depois quem sabe eu não me arrependa de não ter tentado!
Não faça de você um poço de interrogações, não se torture, não seja seu próprio inimigo. Esteja bem com você, seja você! Seja voraz, faça o que tem vontade, seja autêntico.
Surpreenda-se antes de ser surpreendido pela vida!

Juliana Castro de Souza
20/02/2009

Buscas...


       No jogo da vida aprendemos que nada é em vão, que as pessoa que surgem em nossa vida vieram com uma missão, missão de participar de algum modo de nossa trajetória, seja ela boa ou ruim. As coisas boas são para que lembremos de momentos vividos com alegria e emoção, as ruins, não são assim tão ruins porque nos fizeram refletir, nos fizeram crescer enquanto seres humanos.
        As pessoas entram em nossa vida para resgatar em nós algo que em algum momento da vida foi esquecido e que adormece ali dentro de nós, desperta em nós o fervor de sermos jovens ativos e felizes, que lutam por seus sonhos e objetivos, que buscam mais, que buscam a felicidade, sucesso e paz de espírito.
        Nada é por acaso, para tudo há uma explicação, ou pelo menos para quase tudo, nossa vida é conseqüência do que fazemos, nossas ações determinam quem somos ou quem queremos um dia ser. A lei da ação e reação se emprega à vida, o que fazemos de forma positiva ou negativa se reflete em nós mesmos, nossas ações são nossos reflexos. Em determinados momentos da vida refletem coisas ruins, nossos momentos
de angustia e temor, em outros, a maioria, refletem a alegria de viver e a busca incessante por algo novo, que faça de nós seres maiores.
        Não há desafio fácil, nem vitória certa, garantida, estamos aqui pra sermos provados para entendermos, que precisamos lutar para conseguir. Se algo não é certo olhe direito e pense novamente, às vezes precisamos errar para ver se estamos certos, e às vezes precisamos estar certos para errar, a vida é isso, um pouco da mistura de maturidade e de ingenuidade de criança, de se perder, de se consumir, de ser feliz, de brincar de estar sério, de dar risada, chorar, falar demais, ouvir demais...É uma mistura de tudo. Às vezes achamos que misturar faz mal, mas no compasso da vida se não misturarmos as coisas não vivemos.
        Aprenda que a raiva é momentânea e que o tempo faz passar, que se as pernas tremem quando você vê alguém é sinal de que sente algo, que sentir ciúmes é algo natural, mas não viva em função dele, faça do seu tempo uma aprendizagem para o futuro. Somos jovens estamos na fase de errar e aprender, descobrir e variar, de ser irresponsável com toda responsabilidade do mundo, de ser amigo irmão, companheiro amor, qualquer coisa e tudo junto, de descobrir melhores amigos em apenas uma conversa de meia hora.
        É saber dar um tempo quando a relação está crítica, e mudar de idéia cultivar o amor, beber todas, é dançar uma musica até o fim, é ser o último a sair da festa, é ficar devendo um abraço, um beijo, um “oi”, é passar dias meses anos, e perceber que nada muda quando o amor existe, e fazer da sabedoria fonte para se manter em pé. É ser velho  de vez em quando e ser criança quase sempre, é saber que você pode amar pessoas de maneiras diferentes. E por fim, viver é rir, é aproveitar e não arrepender-se, passar um dia e falar que valeu a pena, e ter história pra contar, e ter amigos pra cultivar, muita gente para beijar, muita conta pra pagar e muito amor pra recordar.
        Felicidade é definitivamente para poucos, para aqueles que sabem sentir o valor das coisas, pessoas e dos momentos. Quer aproveitar? Então que seja louco!
Juliana Castro - Mariana Rodrigues
24/03/2009

Coisas do Coração



Existem coisas que não são explicáveis, eu por exemplo não consigo expressar o que sinto em minh'alma, tento às vezes através de palavras dizer que muitas pessoas passaram por minha vida, umas deixaram profundas marcas, algumas boas outras não tão boas, umas por um único momento, outras por períodos um pouco maiores. Foram momentos que me desestruturaram, momentos em que me apaixonei, que me levaram a agir por impulso, sem pensar nas conseqüências, momentos que me fizeram sentir o que antes jamais senti. Momentos que me tiraram do ar por centésimos de segundos, que me fizeram por alguns instantes me sentir mulher, que me fizeram crescer com meus próprios erros, que me fizeram deixar a sanidade, a racionalidade de lado e uma vez na vida agir com o coração, fazer o que jamais fiz porque as pessoas julgam e ditam o certo e errado, pois “ a loucura é a única coisa que torna a vida mais suportável”. Mas momentos e circunstâncias que são a minha história, que jamais deixarão de existir em mim.
Carrego comigo um lema, nunca me arrepender do que fiz e sim das coisas que por medo deixei de fazer. Por isso, não me arrependo de nada que tenha feito, não me arrependo das loucuras, dos risos, dos beijos, dos abraços, das palavras pronunciadas, sussurradas, das sensações, do prazer. Por outro lado me pego imaginando como seria se tivesse agido de tal forma, se tivesse dito “não”, ao invés do “sim” pronunciado em alto e bom som com todas as letras, e vice-versa, imagino também como seria se não tivesse feito, como estaria hoje se não tivesse me submetido a tantas loucuras, como estaria se não tivesse deixado os sentimentos tomarem conta de minha alma, do meu corpo.
Hoje depois de tantas experiências ainda me vejo cometendo os mesmos erros, pisando nos mesmos ovos, chorando pelos mesmos sentimentos. Me vejo como uma menina-mulher, que sonha um dia viver seu conto de fadas, cada dia mais distante, que espera por alguém que me proteja e que cuide de mim, alguém que saiba me entender e que permaneça a meu lado segurando minha mão e oferecendo seu ombro nos momentos difíceis, que goste de sair, de curtir a vida intensamente e incansavelmente. Alguém que ame e que se deixe amar, alguém que tenha ideais para uma vida e sonhos para serem realizados com amor e carinho.
Esse alguém se encontra distante, longe do meu alcance, não posso pegá-lo, não posso senti-lo, não sei ao menos se existe, mas algo em meu coração diz incessantemente que sim, que existe e que quando menos esperar aparecerá a minha frente, me pegará pela mão, olhará em meus olhos, como quem diz “Vem comigo, sou eu a pessoa a quem sempre procurou!”, olharei para os seus olhos transparentes e sem palavra alguma saberei que é ele, pois meu coração pulará em meu peito.


 Com carinho de alguém que espera encontrar-te. Juliana Castro 2008 

Se aventurar





Os dias passam e com ele muita coisa muda, passa a ter um novo sentido. Mas, sei bem que muito ainda há de ser vivido, aprendido, muito ainda a mudar. É hora de me mexer, enfrentar os fantasmas que me assombram e viver sem nada temer, me jogar, me aventurar em ti.
O constante aprendizado, que é a vida, me surpreende a cada instante, hora por não esperar que algo acontecesse, outra por não mais achar que é possível. 
Se aventurar, viver sem receio...

O frio na barriga proporcionado por esse sentimento te faz sentir viva, porém não pode-se permitir que seja maior que a vontade de querer, de lutar, sentir e vencer, é preciso Coragem.

Juliana Castro 20/06/2012